LAUDO DE PATOLOGIA

LAUDO DE PATOLOGIA

AGENDE SUA CONSULTA

WHATSAPP

ENCONTRE-NOS

Av. Antônio Carlos Magalhães, 811, Sala 402, Itaigara, Salvador - BA

TELEFONE PARA CONTATO

(71) 3358-1732

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De Segunda à Sexta, das 07 às 18h.

Sábado, das 07 às 13h

BLOG

O CBGE, o paciente, e o câncer do Intestino

Esta mensagem objetiva estimular e esclarecer a você, paciente do CBGE, sobre este tão comentado assunto que é o câncer do intestino grosso.

De fato, no mundo inteiro, e principalmente nos países mais desenvolvidos e nas capitais dos estados destes países, o crescimento do câncer do cólon e do reto é uma realidade crescente. Hoje, nos homens , nestas cidades , ele só não e´ tão frequente quanto o câncer da próstata, e na mulheres não é tão frequente quanto o câncer da mama. Então, é um tumor muito frequente , e seu crescimento vem sendo registrado, de forma ascendente, nos últimos 20 anos.

Muitas são as causas em investigação, mas certamente os hábitos alimentares, que a cada dia mais se distanciam de uma alimentação saudável , a base de frutas, verduras, legumes, cereais, fibras, muito líquido, e associado à redução de atividade física, são os principais fatores. Evidentemente também a história familiar de muitos pacientes relatando casos na família, ou doenças que podem se associar a este tipo de câncer, como a doença inflamatória intestinal, também conferem ao paciente destas famílias ou situações clínicas, uma chance maior de adquirir este tumor. Mas foi constatado que a imensa maioria destes tumores começa na degeneração de um pólipo do intestino grosso. Estes pólipos são bastante frequentes em pessoas a partir dos 40 anos de idade e alguns deles , no seu crescimento, dão origem ao tumor intestinal. Tanto os pólipos, como os já tumores iniciais, não costumam dar qualquer sintoma, o que torna o diagnóstico mais tardio, e é por isto que ainda hoje a maioria destes tumores quando encontrados, estão em forma avançada. Não espere os sintomas surgirem para procurar ajuda.

A partir do ano 2000 diversas sociedades médicas no mundo que lidam com este tipo de câncer passaram a estudar formas de enfrentamento , formas de prevenção e um aprimoramento de tratamento. Destas Sociedades surgiram o que chamamos de linhas guia , de orientações societárias, para serem divulgadas à população , orientando de que forma as pessoas podem prevenir, diagnosticar , ou tratar esta afecção.

A principal orientação é de que todas as pessoas, a partir dos 45 anos de idade , se submetam ao exame endoscópico do intestino grosso, que se chama colonoscopia, que vai detectar os pólipos, ou outras alterações capazes de no futuro gerar o câncer intestinal. Na colonoscopia será tomada a conduta para evitar que estas lesões evoluam para o tumor.

O exame é rápido, feito com assistência do anestesiologista, então totalmente indolor ao paciente , não lhe causando qualquer incômodo. A preparação do intestino para o mesmo pode ser um pouco desconfortável, mas é plenamente tolerável e os profissionais do CBGE vão orientá-lo adequadamente neste sentido.

Então não tema, efetue o exame o quanto antes , e proteja-se. Cuide si, cuide de seu corpo porque ele é o único que você tem , e só você pode fazer isto por ele. Nós do CBGE queremos ajudá-lo.

 

Dr. Carlos Saul
CRM 25533/BA

CONHEÇA A CLÍNICA

Contamos com uma estrutura capaz de lhe atender em todos os processos e exames. Estamos sempre prontos para lhe atender com excelência.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA
FALE COM A GENTE
Avenida Antônio Carlos Magalhães, 811, Sala 402, Itaigara, Salvador - BA
(71) 3358-1732
CBGEGASTRO@HOTMAIL.COM